sábado, 22 de outubro de 2016

Série: O impacto de pequenos gastos no longo prazo – Taxas bancárias

Olá seguidos do Investidor Meia Boca, estou buscando reduzir meus gastos mensais em itens que não me oferecem benefícios, por isso resolvi “fazer um pente fino” em meus gastos e encontrei alguns itens que podem e devem ser cortados.

Achei esse tema bastante interessante e um tanto quanto longo por isso resolvi dividi-lo em algumas postagens.

Neste post falarei sobre taxas bancárias.

Há uma taxa que infelizmente quase todo mundo paga que é a taxa bancária ou taxa de manutenção de conta. Você já imaginou o quanto os bancos faturam com essa taxa?

Você vai à agência bancária, abre sua conta e a partir do mês seguinte já vem descontado automaticamente um valor que dependendo da cesta de serviços contratada pode variar entre 20 a 140 reais mensais ou entre 240 e 1680 reais anuais.

O que pouca gente sabe é que existe um pacote de serviços básicos gratuito a todo correntista. Esse pacote de serviços muda de nome conforme cada banco, mas geralmente é conhecida como conta digital. No Itaú é chamada de Iconta e possui DOC e TED ilimitados. Pesquise em seu banco, com certeza ele possui um pacote desses. 

Eu com o trabalho com o Itaú e estava pagando em torno de 35 reais/mês com a taxa de manutenção de conta, após descobrir a iconta, economizei R$ 420 anuais. Foi um processo simples, fui até a atendente e falei que queria migrar minha conta corrente para Iconta, um processo de menos de cinco minutos . 

A Caixa não tem esse plano de conta digital, mas é possível não pagar manutenção de conta seguindo os passos abaixo:
- Dirija-se a agência e solicite uma senha para acessar e movimentar sua conta pela internet;
- Acessando sua conta pela internet, haverá uma opção chamada “Cesta de Serviços”, desative todas as opções de cesta.



Bradesco e Santander também possuem planos de conta digital.

Pronto... Uma boa grana economizada para futuros aportes.


Forte abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário